Ogum Rompe-Mato

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Ele é o líder dos guardiões dentro das matas e Caboclos de Ogum.
É um protetor das matas e florestas.
Na Grécia Antiga a divindade que sincretiza com Ogum é Ares, o Deus da guerra, que era muito temido, mas cuja sua função é ser um protetor, um ser benévolo que nos protege contra todos os tipos de males.
Mas Ares é uma divindade da guerra, o que significa que Ogum está sempre em guerra, sempre lutando para o bem e a evolução prevalecer, é onde ele é necessário.

 


Ares ou Ogum é a divindade da Lei, e Lei que são regras, e as regras de Deus dizem para não fazermos o mau, pois essa mal vai ser vivido pelo ser que o praticou em algum período de tempo.
Ogum é o ser que irradia a energia de Deus da Lei, da ação, da proteção, de retidão, de limpeza e etc.
Sem Ogum poderíamos ser importunados pelos seres do mau para sempre, pois é ele que acaba com isso.
Ogum é sempre guiado por Xangô e Egunitá, os Orixás da Justiça.
Ogum Rompe-Mato atua muito como guardião fazendo a limpeza espiritual e energética, atuando muito na linha do Orixá da Lei, e é como os policiais do mundo material, que protegem, resgatam e salvam.
Acredita-se que essa entidade tenha uma ligação com a Escandinávia, tendo atua como Vikings.
Ogum Rompe-Mato é um nome que causa confusão, pois existe o Caboclo Rompe-Mato, mas um é guardião e o outro é um Caboclo.
Porém dentro das Matas, Ogum Rompe-Mato é o chefe dos Caboclos Rompe-Mato.
Tanto o Caboclo como Ogum Rompe-Mato são entidades que abrem os caminhos, pois a vida é como a mata, e as vezes os matos fecham os caminhos, então tem que ser abertos, e quem tem as ferramentas para abri-los são essas entidades, mas não somente elas, como por exemplo, o Exu Tranca Ruas.
Assim como o Caboclo Rompe-Mato, que é regido pelo Orixá da Lei e do conhecimento, esse guardião também é, e é exatamente por esse motivo que suas cores são o verde, o vermelho e o branco.
Os guardiões da luz trabalham com espadas, mas esse não é o caso de Ogum Rompe-Mato, que utiliza outras armas, como o machado, por exemplo.
É uma entidade que costuma se movimentar bastante, andado pelo centro de Umbanda, as vezes dançando e outras rodando.

 

Alguns Destaques: